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8 Dicas essenciais para uma boa corrida

 

 

1 )Corra com roupas leves, a pele precisa ?respirar?. É com a troca de calor do suor com a atmosfera que acontece um dos mecanismos da termoregulação

 Curiosidade ? você sabia que não deve usar amaciante em roupas com acabamento ?dri-fit? (aquelas que jogam o suor para fora)?

O amaciante acaba com a propriedade do tecido, ou seja, ele não funciona mais com esta característica.

 

 2) Não saia sem protetor solar de casa. Para correr, use o trio ? protetor/ óculos escuros/ boné (um protetor labial também é interessante).

Aquelas manchas que aparecem no rosto por causa do sol/ gravidez ? o melasma ? pode até diminuir com tratamento, mas toda vez que você tomar sol, ela volta a aparecer.

Portanto, o melhor remédio ainda é a prevenção ? filtro solar!

 

3) Se for correr na rua (o que é realmente muito gostoso), evite lugares com grande aglomeração de carros, devido ao acúmulo de monóxido de carbono.

 

4) Não esqueça de se hidratar, principalmente no calor. A desidratação pode causar alguns sintomas como náusea, mal-estar,

o que muitas vezes não associamos a ela e continuamos ?passando mal?.

 

5) Se for correr longas distâncias tenha à mão algum tipo de repositor energético, tipo sache de carboidrato, para não correr o risco de ter uma hipoglicemia durante ou logo após o treino.

Mas lembre-se de tomá-lo sempre com água.

 

6) você precisa de exercícios de força

 Na sua planilha, o ideal é conseguir intercalar os treinos de corrida com dias de fortalecimento. É muito importante fortalecer as pernas, o quadril e as coxas para ser um bom corredor e evitar lesões. Você pode fazer esses exercícios com uma série de musculação individualizada ou treinos que utilizam o peso do próprio corpo para o fortalecimento.

 

7 )  Mais tempo, menos quilometragem

Seja na esteira da academia ou na corrida de rua, para quem está começando é mais importante prestar atenção no tempo de corrida do que nos quilômetros alcançados. Separe um tempo em sua rotina que será totalmente dedicado à atividade. Pode ser duas ou três vezes na semana, desde que esse tempo sejá intransferível. Você pode começar com 30 minutos, por exemplo.

 

8 ) Preste atenção na sua alimentação

Invista em alimentos saudáveis e não tenha medo dos carboidratos e alimentos com mais energia antes dos treinos. O ideal é comer algo até 30 minutos antes da atividade física. Se precisar, procure um nutricionista para orientar o seu cardápio. É normal sentir desconforto caso você vá correr logo após uma refeição. É importante entender o que te faz bem - uma comida mais sólida ou apenas algo mais líquido, por exemplo.

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